Palestras

Princípio e Fim da ETAC

A Escola de Tarot para o autoconhecimento trabalha com o conceito junguiano de arquétipo e entende os Arcanos Maiores como o alfabeto das imagens arquetípicas que compõem a nossa psique. Todo o aluno formado na Escola de Tarot para o autoconhecimento não joga Tarot. Nada há contra quem o faça. Apenas nos especializamos na leitura para o autoconhecimento e nossa interpretação é psicológica.

Algumas pessoas não tem coragem de começar a se ver. Algumas não passam da palestra de apresentação do curso. Outras entram no processo de autoconhecimento justamente pela proposta. Outros resistem ao espelho, começam a jogar para outros se colocando atrás do espelho. Tudo isso é natural. Somos humanos e cada um age ou reage com o que lhe é digno.

O objetivo do curso oferecido pela Escola de Tarot para o autoconhecimento é conhecer a nossa dinâmica psíquica até que ao final do curso e algum tempo de prática não precisamos mais do Tarot para sabermos qual ou quais arquétipos estamos acionando ou sendo acionados a cada circunstância da vida.

Começamos a nos ler e nos interpretar. Nos transformamos no jogador que conhece o jogo da vida. E quanto mais nos adiantamos em nosso autocohecimento mais jogador e jogo se harmonizam. O jogador se transforma num dançarino e a vida, a música. A meditação, a afinação e a sinfonia é Cósmica.

Não aconselhamos usar o Tarot como um instrumento.

Aconselhamos usar o Tarot como um símbolo. Como todo o símbolo, ele contém apenas a forma do conhecimento, o conteúdo quem tem é você, assim, a verdade está nos olhos de quem lê. A verdade é pessoal e intransferível.

A cada leitor uma leitura. A cada vida uma rota. A cada rota um caminhante. A cada caminhar um ritmo. A cada ritmo uma música. A cada música uma harmonia. Em cada harmonia um conjunto. Um conjunto em um único verso, um Universo. Somos Um.

Cláudia de Luca.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MAPEANDO A ROTA DO AUTOCONHECIMENTO

O Tabuleiro do Autoconhecimento

O Tarot não é um baralho. Ele é um livro de páginas soltas disfarçado em baralho. Os vinte e dois Arcanos Maiores do Tarot formam um mapa dinâmico da psique humana. Cada Arcano Maior do Tarot traz uma imagem. Essa imagem representa um arquétipo. Um arquétipo pode ser entendido como um programa de computador (software) que ao longo da vida, cada um de nós preenche com a informação obtida através de suas experiências.
Ao longo da leitura deste livro você encontrará a descrição de cada um desses programas (softwares) para que possa reviver quais as experiências que teve em relação a cada um deles e, quem sabe, passar por uma experiência emocional corretiva (www.stdp.org). De modo que, após completar a jornada através dos vintes e dois Arcanos, você estará apto a reconhecer cada vez que um programa desses começar a rodar. Reconhecendo-o poderá alterá-lo e quem sabe até mudar a programação. Não. Não se trata de programação neuro-linguística somente, porque não somos só mente. Temos programações emocionais e comportamentais também.
A ordenação dos Arcanos Maiores do Tarot no Tabuleiro conforme mostrado abaixo, guarda as corretas relações entre os arquétipos contidos em cada Arcano.
Ao estudarmos o significado de cada Arcano, a sua posição no Tabuleiro revelará algumas causas e conseqüências da ação daquele arquétipo em nossa dinâmica psicológica.
As três fileiras de sete cartas trazem os sete conteúdos que configuram a dinâmica da vida nas três principais dimensões da existência humana. Sete dias da semana para que Deus, o Grande Arquiteto, construísse a vida. Sete notas musicais pra compor qualquer canção, assim também são sete os estágios para a construção da nossa dinâmica mental  como veremos no 1º. septnário, emocional no 2º. septenário e comportamental no  3º. septenário.
Dos três septenários, o primeiro nos mostra os sete estágios do desenvolvimento da nossa personalidade na dimensão mental. Ou seja, como nós desenvolvemos o conceito que temos de nós mesmos e de quem somos no contexto da realidade em que vivemos. Imagine se você fosse uma alminha que veio a se materializar num lindo bebezinho em Saturno! Pois bem, ao longo de todo o início de sua existência você estaria se adaptando ao seu corpinho saturniano. Aprendendo a linguagem dos saturnianos, o comportamento dos saturnianos até que escolhesse uma carreira ou uma atividade naquela sociedade saturniana. Pois bem, faremos isso estudando o primeiro septenário, passo a passo re-conhecendo esse processo em nós mesmos, como humanos, nesse querido Planeta que nos acolhe: A Terra.
E, ao iniciar nosso processo de autoconhecimento será fácil identificar cada estágio se seguirmos essa ordem que partirá do O Mago até chegarmos ao O Carro.

0

01
02
2
03
05
04
10
09
08
11
06
12
13
07
14
15
4
16
17
18
19
20
21
1º Septenário
2º Septenário
3º Septenário
 

 Aquele Arcano que se encontra fora dos septnários é conhecido como O Louco. O Louco foi o único Arcano Maior do Tarot que foi preservado no nosso baralho de cartas de jogo como o “O Coringa”, “The Joker”. Isso nos dá uma boa dica sobre o que uma inteligência descomprometida com regras e leis pode conseguir.
Mas esse Arcano tem muito mais a nos revelar do que a inconseqüência e irreverência sugeridas até aqui. Vamos a Ele.

Aguardaremos o vosso pedido para publicar o próximo capítulo. 
Cláudia de Luca.

Nenhum comentário: