Palestras

Princípio e Fim da ETAC

A Escola de Tarot para o autoconhecimento trabalha com o conceito junguiano de arquétipo e entende os Arcanos Maiores como o alfabeto das imagens arquetípicas que compõem a nossa psique. Todo o aluno formado na Escola de Tarot para o autoconhecimento não joga Tarot. Nada há contra quem o faça. Apenas nos especializamos na leitura para o autoconhecimento e nossa interpretação é psicológica.

Algumas pessoas não tem coragem de começar a se ver. Algumas não passam da palestra de apresentação do curso. Outras entram no processo de autoconhecimento justamente pela proposta. Outros resistem ao espelho, começam a jogar para outros se colocando atrás do espelho. Tudo isso é natural. Somos humanos e cada um age ou reage com o que lhe é digno.

O objetivo do curso oferecido pela Escola de Tarot para o autoconhecimento é conhecer a nossa dinâmica psíquica até que ao final do curso e algum tempo de prática não precisamos mais do Tarot para sabermos qual ou quais arquétipos estamos acionando ou sendo acionados a cada circunstância da vida.

Começamos a nos ler e nos interpretar. Nos transformamos no jogador que conhece o jogo da vida. E quanto mais nos adiantamos em nosso autocohecimento mais jogador e jogo se harmonizam. O jogador se transforma num dançarino e a vida, a música. A meditação, a afinação e a sinfonia é Cósmica.

Não aconselhamos usar o Tarot como um instrumento.

Aconselhamos usar o Tarot como um símbolo. Como todo o símbolo, ele contém apenas a forma do conhecimento, o conteúdo quem tem é você, assim, a verdade está nos olhos de quem lê. A verdade é pessoal e intransferível.

A cada leitor uma leitura. A cada vida uma rota. A cada rota um caminhante. A cada caminhar um ritmo. A cada ritmo uma música. A cada música uma harmonia. Em cada harmonia um conjunto. Um conjunto em um único verso, um Universo. Somos Um.

Cláudia de Luca.

sábado, 24 de julho de 2010

Medite nessa Lua Cheia de Leão!



EU SOU ISSO ISSO EU SOU

"...Aprendemos que Leão é o signo da autoconsciência individual e potente no seu efeito sobre a massa, e hoje, através da tensão das circunstâncias e dos graves resultados de determinados eventos, muitos homens e mulheres se desviam das fileiras do grupo de consciência de massa e se afastam do sono profundo da irresponsabilidade, tornando-se cientes de si mesmo como entidades separadas e ativas."
SaraydarianT. & Bailey A.
Sinfonia do Zodíaco e Esoteric Astrology
Estamos no giro da primeira metade do Zodíaco e, portanto, ainda trabalhando aspectos da nossa personalidade individual. A configuração da energia eletromagnética do ambiente de Leão favorece a visão da nossa individualidade, de algo em nós que nos destaca dos demais, daquilo que nos torna único. Para alguns essa energia pode atiçar um comportamento egoísta e até mesmo arrogante perante os outros.
Para o buscador da auto-realização e da Paz interna essa captação tem um efeito bastante diferente. Sentimo-nos diferente dos demais a partir de uma percepção diferente do mundo e da vida. Essa percepção faz com que vejamos o mundo com estranheza levando-nos a um sentimento de isolamento e até meso solidão. Muitas vezes, vivemos isso com grande desconforto.
No entanto, quanto mais nos interiorizamos para fazer valer nossa autopercepção da vida mais nos sentimos conectados com tudo e com todos. Esse é o processo de "Individuação" defendido por Jung.  A experiência desse paradoxo aumenta ainda mais aquele desconforto.
Esse abençoado desconforto é que nos coloca em movimento para acharmos algo dentro de nós que nos signifique e que nos coloque em Paz conosco e com a Vida. 
É nesse momento que a Meditação por ocasião da Lua Cheia de Leão se mostra extremamente útil carregando-nos de energias que farão ressonar nossa Nota Individual para que achemos nosso tom na Sinfonia da Vida como um Todo.
Para aqueles buscadores da Paz e da auto-realização que passaram por um período de desejo – consciente ou inconsciente - de aniquilação do ego, o signo de Leão traz uma mensagem especial. No caminho da individuação para a ascensão é preciso que tenhamos um ego forte como o de um Leão para executarmos nosso trabalho que será tratado na próxima Lua Cheia.
Por isso o Pensamento Semente da Lua Cheia de Leão é:
 Eu Sou Isso e Isso Sou Eu.
É preciso que o segundo Eu exista e seja forte para se tornar a expressão do primeiro Eu Sou na realidade Humana. Não adianta desejarmos sermos Um único Ser integrado em Si Mesmo ainda na condição humana. Se assim o fizer entraremos num sofrimento inútil e infinito enquanto não aceitarmos a dualidade em NÓS mesmos. Sermos indiví-duos significa sermos portadores de uma indivisível dualidade e aceitar seu lado que erra e que falha é o primeiro passo para torná-lo sujeito de Si Mesmo.
Um pouco mais adiante perceberá que aos poucos se torna capaz de aceitar o lado que erra e que falha do outro. Aceitar não significa concordar ou apoiar tal lado mas simplesmente aceitar. Também não significa que você estará se suejitando à esse lado. Significa aceitar essa lado. Após tal aceitação percebe-se inteiro. Esse é o grande presente da energia de Leão, a possibilidade de ser tornar inteiro.
a meditação nessa Lua Cheia é Dinâmica
Olhe-se nos olhos, em frente ao espelho, e diga para Si mesmo, devagar:
- Eu te amo!
Faça isso tantas vezes quantas forem necessário até que pareça menos falso, menos estranho, até você para de listar seus defeitos e conseguir sentir um leve calor e um suave brilho no olhar ao dizer isso.
Depois se puder banhe-se na Luz da Lua Cheia de Leão e expanda esse calor.
Saudações Amorosas,
Cláudia de Luca. 

Nenhum comentário: